Como superar nossos medos?


Para superar nossos medos as causas pelas quais preferimos seguir brincando com o seguro e evitar o risco é o medo do ridículo, de parecer bobo, sair machucado, enfrentar a rejeição ou falhar. 

O que você deseja esta do outro lado do medo

Costumamos permitir que o medo, as preocupações e a insegurança dominem e definam as nossas vidas. Permitimos que nos roubem a diversão, o sonho e as nossas ilusões mais apreciadas mas se você quer alcançar a felicidade e realizar todos os seus sonhos, deve estar preparado para dar um salto contra todos os seus medos

Aprendemos a viver com medo desde a nossa infância, por causa de experiências traumáticas ou das mensagens negativas que vemos por todos os lados embora os medos não sejam uma escolha nossa.

Para superar nossos medos somente nós podemos enfrentá-los e eliminá-los de nossas vidas. 

Ter medo não é ruim. Nós só estamos aqui, afinal, porque nossos antepassados eram medrosos e viviam fugindo do perigo. 

O cérebro humano evoluiu para ser extremamente sensível a ele mas isso aconteceu há milhares de anos, quando a vida era muito diferente. 

Hoje, a quantidade de situações e estímulos que podem nos causar receio é incalculavelmente maior, por isso a explosão de medo na cabeça das pessoas. Não precisa ser desse jeito. 

Mas por que isso acontece?

Atualmente existem muitos programas policiais e notícias sobre violência. Vivemos num mundo onde somos convocados a sentir medo. 

Na mídia, é como se estivéssemos em perigo constante, podendo ser assaltados em cada esquina.

O marketing também é muito baseado no medo. Bancos e empresas de seguro usam esse argumento abertamente, mas, se você observar bem, verá que outros anunciantes também manipulam nossos temores para vender. Só que usam mensagens mais sutis.

A “moda” joga com o medo de não pertencer ao grupo, diz o publicitário dinamarquês Martin Lindstrom, autor de cinco livros sobre as táticas de manipulação usadas pelas empresas. “Aposto que você teria vergonha de sair com a roupa do seu pai, pois se sentiria desconectado da sua tribo, afirma. 

A mesma lógica vale para xampus, branqueadores de dente e academias de ginástica, afinal, malhamos para estar saudáveis, ou por medo de ficar flácidos? 

Se você não comprar o carro X, seu filho vai ficar com vergonha quando você for buscá-lo na escola. E por aí vai. Boa parte da propaganda explora o medo da rejeição social.

E esse medo nunca foi tão forte como hoje em dia. Nunca estivemos tão ligados uns aos outros, mas, ao mesmo tempo, nunca sentimos tanto medo de não sermos aceitos. 

Você já deve ter percebido isso quando postou alguma coisa nas redes sociais – e imediatamente ficou ansioso sobre quantos likes aquilo iria ter ou deixar de ter. 

O mundo exige cada vez mais de nós. Não conseguimos nos desconectar, e aí sentimos mais ansiedade. 

Para superar nossos medos :

Aprenda a enfrentá-los, seja amigo deles! Você já sabe quais são os seus medos, deixe-os entrar na sua vida. 

Atreva-se a se colocar nas situações que lhe causam medo, respire fundo, saia da sua zona de conforto , evolua – dê esse pulo. Só dessa forma você aprenderá a ultrapassar os seus limites e crescer na escola da vida . 

Que seus pensamentos positivos sejam o que lhe dominem. Os pensamentos que se relacionam com o medo só atrairão mais medo, mais negatividade, então deixe-os para trás. 

Em vez de esperar sempre o pior, treine a sua mente para ver e esperar o melhor e o que tem a vida a te oferecer de positivo . Dê espaço para as melhores ideias sobre o futuro. 

Você é o real protagonista da sua própria vida ! 

Roube o tempo, a energia e a atenção do medo. Para superar nossos medos seja conscientemente na forma como utiliza esses três elementos. É importante estar consciente, preparado e focado em encontrar soluções que reduzam as situações que causam medo.

Seja consciente das suas vitórias. O medo se alimenta dos fracassos e das ideias negativas que surgem dos eventos ruins das nossas vidas. Por isso, para enfrentá-lo, é importante que valorize cada vitória que teve. 

Costumamos diminuir a importância dos nossos triunfos, quando eles deveriam ser a nossa ferramenta para estabelecer novos desafios e persistir.

Peça apoio para a sua família e para seus amigos. A família e os amigos são as fontes mais confiáveis que temos. 

Quando sentir que está a ponto de ser vencido pelos seus medos, e não está conseguindo de imediato acessar internamente suas Pílulas de Positividade – deixe o orgulho de lado e peça ajuda sempre. 

Certamente os outros poderão ajudar-lhe a ver alternativas e a assumir os riscos necessários.

E por último, ria dos seus medos.  

Nossos medos, reais ou imaginários, alimentam-se da nossa insegurança, mas quando rimos positivamente deles e os minimizamos -podemos enxergá-los sob a perspectiva adequada. Ao fazê-los objeto da nossa risada, tomamos o poder deles e o pegamos para nós; isso tornará mais fácil enfrentar nossos desafios.

Espero que cada um possa enfrentar o seu medo de uma maneira mais positiva, com um olhar consciente onde existe medo é aonde está a luz e o caminho para  nosso aprendizado e evolução como seres humanos . 

E é isso que o Universo e Deus pede de nós que enfrentamos nossos medos , pois o que vocês deseja esta do outro lado do medo.

Em caso de que queira trabalhar seus medos posso ajudá-lo como Coach a criar consciência dos mesmos para que você próprio possa saber superá-los. Dúvidas ou informação : contato@pilulasdepositividade.org

Abraço forte e cheio de pílulas de positividade e coragem . 

Vamos que vamos ! 

Claudia