Follow Me

Close

ACEITAÇÃO – uma pílula de positividade


Para você entender o que é a aceitação, antes você precisa entender o que não é aceitação.

A palavra aceitação pode, muitas vezes, não ser vista como algo positivo. Mas isso acontece porque muitas pessoas atribuem à palavra aceitação um significado muito diferente daquele que realmente é.

A aceitação, definitivamente, não é sinônimo de resignação.

Por outro lado,  ela não é igual ao conformismo, ao vitimismo, a passividade, que são formas de viver a vida sem buscar por mudanças e melhorias, sem se opor ao que é ruim e desagrada.

É comum as pessoas acreditarem que a aceitação é ruim por causa de todos esses outros conceitos.

Aceitação significa consentir, aprovar e receber. É aceitar o que é exatamente como é. Mas aceitar se esforçando proativamente para evoluir e não para regredir.

Aceitar é treinar a sua mente emocional para entender que você deve aceitar tudo é como é e, ao mesmo tempo, agir do modo mais inteligente e estratégico possível para encontrar a melhor solução, visando sempre a evolução.

É preciso que você aceite a vida como ela é. É preciso que você se aceite como você é. É preciso que você aceite as pessoas como elas são.

Praticar a aceitação não é fácil, mas faz parte do nosso processo de evolução. Aceitar também é um treino. Você treina como escovar os dentes depois de uma refeição ou levantar da cama quando o despertador toca. Qualquer habilidade emocional pode – e deve – ser treinada.

A aceitação gera melhorias na maneira como você enxerga o mundo, enxerga a si mesmo e enxerga as outras pessoas. Quando começa práticas-la você evolui como ser humano porque você se torna mais autoconfiante, sereno, paciente, empático, pacífico, feliz.

Você reduz o estresse, a tristeza, a preocupação exagerada, os medos e as inseguranças que nos cercam.

Precisamos entender e praticar os 3 tipos de Aceitação …

  1.  da vida.
  2.  de si próprio.
  3.  das pessoas.

Quando aceitamos de coração alguma dificuldade, estamos na verdade aprendendo a evoluir como seres humanos e dizendo ao Universo que estamos aqui dispostos a aprender a superar tais obstáculos nessa linda escola da vida que acredite ou não o Universo conspira positivamente para aqueles que estão positivamente abertos a aceitação.

Se não aceitar algo sem tentar compreender o lado positivo da vida ficamos empacados e e fica muito mais difícil as coisas fluírem.

Que possamos aceitar positivamente as adversidades e extrair e aprender delas o melhor.