Auto Sabotagem nos faz infelizes e nos distancia de nossa essência.


Auto Sabotagem nos faz infelizes e nos distancia de nossa essência. Muitos de nós nos vemos no espelho e as vezes não nos reconhecemos e acabamos não nos identificando com nossa verdadeira essência.

Através de muitos psicólogos e Coach aprendi deles que a auto-sabotagem pode ser entendida como um processo sustentado em crenças internas limitadoras que levam a pessoa a adotar comportamentos repetitivos que lhe são prejudiciais. Este post dá a conhecer de que forma esta voz negativa interna pode ter várias traduções – tais como:“eu não consigo fazer nada bem” ,“eu não mereço ser feliz” ,“acabo por perder todas as pessoas que amo”

Estas afirmações pode condicionar a ação do sujeito e o seu sucesso em diferentes aspetos da sua vida, e de que forma é possível pôr fim a esta auto-sabotagem e assumir a direção por uma vida mais harmoniosa?

Nem sempre o caminho que tomamos nos conduz ao lugar desejado. E, por mais tentativas levadas a cabo, repete-se o resultado de insucesso. 
Provavelmente os acontecimentos de vida, as circunstâncias, a interferência de terceiros, ou mesmo decisões pouco ponderadas, poderão ter contribuído para a instalação da situação atual.

Mas também as nossas condutas, inconscientes, ou seja, os nossos padrões comportamentais repetitivos, poderão igualmente estar a condicionar o nosso sucesso. A isto chamamos auto-sabotagem, enquanto um processo sustentado em crenças internas limitadoras construídas ao longo da vida e enraizadas na estrutura mental, que levam a pessoa a adotar comportamentos repetitivos que lhe são prejudiciais. Geralmente, este é um processo inconsciente, sendo frequente a projeção da responsabilidade ou da culpa no exterior.

A existência destas crenças negativas e limitantes em relação ao próprio estão associadas a uma auto-imagem e a uma auto-estima negativas. Esta voz interna negativa pode ter várias traduções, como as afirmações mencionadas acima entre muitas outras.

Independentemente da crença limitante, ela pode acabar por condicionar a ação, dada a necessidade do sujeito em confirmar e reafirmar a sua crença a partir do resultado daquele acontecimento. E se é verdade que o resultado do auto-boicote vem reforçar os sentimentos de tristeza, negatividade e desesperança, por outro lado permite a permanência numa zona de conforto que é familiar e previsível, apesar de limitante e desagradável.

Poderão ser exemplos de auto-sabotagem, aquela pessoa que já reprovou várias vezes no exame de condução, ou a outra que já tentou por várias vezes fazer dieta mas a meio do processo, desiste e retoma os hábitos alimentares antigos e pouco saudáveis. Estas e outras situações, podem representar desafios que colocam em causa a identidade do próprio (a percepção que tem de si) e as sua crenças, pelo que inúmeras resistências são levantadas.

Conduzir para alguém com um funcionamento muito dependente, pode representar o medo de tomar as rédeas da sua vida e decidir o caminho que quer seguir como protagonista da sua própria vida. A reprovação repetida no exame de condução pode representar uma forma de fuga e de evitamento a uma situação nova e desconhecida, de maior autonomia, que desperta medo e desconforto.

Auscultar e observar os padrões comportamentais que se repetem e as emoções associadas a situações desconfortáveis, são procedimentos essenciais para começar a proceder a pequenas mudanças positivas e de maior consciência e auto conhecimento.

Tomar consciência destes processos inconscientes é um dos primeiros caminhos para romper com a auto sabotagem e assumir a direção por uma vida mais harmoniosa, de bem estar e equilíbrio.

No sentido de promover o auto-conhecimento e a orientação da  sua vida de acordo com o que é desejável, é importante saber responder às seguintes perguntas abaixo que caso não consiga seguir o processo sozinho , eu como Coach poderei te ajudar profissionalmente para que você mesmo crie consciência de quem realmente e quais os seus objetivos afim de planejá -los e estabelecer um plano de ação.
Seriam perguntas nos planos sentimentais, profissionais, de relacionamento, financeiros, e outros… , como :

“Quem sou eu ?”
“O que eu quero para mim? “
“Para que eu quero? “
“Como é que me quero sentir no futuro?”
“Quais são os meus objetivos?”
“ Como irei alcancá-los? “
“Para quando vou realizá-los? “
“ Aonde vou realizá-los ? “

Desfazer crenças negativas que levam à auto-sabotagem, ter um auto-conhecimento profundo, tolerar a frustração e ser persistente perante as adversidades da vida, são aspetos que contribuem para o desenvolvimento do potencial e das habilidades de cada um.

As nossas experiências de vida não nos definem e muito menos nos rotulam. Muitas vezes vivemos colados a esses rótulos que acreditamos definirem a nossa identidade, consubstanciados nessas “falsas verdades”, quando a verdade é que a nossa plasticidade, capacidade de readaptação e potencial criativo são enormes e possibilitam estar em constante aprendizagem e transformação e evolução como seres humanos .

Assim que ousemos então aceitar esse desafio constante chamado vida! E que nessa escola chamada vida possamos estar conectados com nossa verdadeira essência, alma e propósito de vida !

Abraço positivo desejando muita consciência, Claudia