Um verdadeiro amigo é respeito, confiança. É dar amor sem pedir nada em troca .


Um verdadeiro amigo é respeito, confiança. É dar amor sem pedir nada em troca . E um dos maiores motivos que leva uma pessoa a desejar ter um cão de estimação em casa é o amor canino, e a ciência tem feito descobertas cada vez mais concretas sobre os sinais que indicam o nível de carinho deste querido animal pelos seres humanos; analisando o comportamento dos pets para identificar o tipo de atitude que mais demonstra afeto e como eles podem transformar nossas vidas de uma maneira tão pura e amorosa , sem querer nada em troca, mudando o hábito e a energia em nossas vidas de um modo alegre e nos fazendo bem sem querer nada em troca, um amor incondicional de seres vivos tão especiais .

Eu em toda a minha vida nunca tive um animal de estimação , precisou ter meu filho para que ele me convencesse a ter um cãozinho e mesmo assim resisti pois sei o quanto é trabalhoso e a responsabilidade em ter um cão , pois exige muita dedicação , cuidado , tempo e gasto também . Não é simplesmente ter um cão e pronto , como muita das pessoas pensam .

Passado um tempo e madurado a idéia melhor e com meu filho maior, aceitamos Nina em nossa familia ( uma york shire toy ) que tinha problemas de vista grave e precisava de cuidados e tratamentos intensivos logo depois que nasceu .

Quando a encontramos , Nina estava isolada dos demais cãozinhos dentro de uma caixa de papelão entre todos os cães que estavam ali e não entendemos porque aquele cãozinho tão pequeno e frágil estava isolado dos demais e isso fez com que despertasse mais curiosidade e mais interesse em mim e meu filho .

Depois de observa-la , começamos a criar um laço de carinho grande , algo inexplicável, como se por um momento eu e meu filho sentimos que Nina em sua mirada e atitude queria que a escolhesse pois não parava de nos mirar, pular e nos lamber de carinho e pensei … esse cãozinho esta pedindo que sejamos os donos dele e em uma fração de segundo eu e Diego nos olhamos e pensamos o mesmo e perguntamos juntos se poderíamos levar aquele cãozinho que estava isolado dos demais, sem saber o motivo, não nos interessava , pois dentro de nossos corações já sabíamos que Nina ja fazia parte de nossa familia e de nossas vidas a partir daquele dia.

E a resposta foi uma facada em nosso coração : Infelizmente esse cãozinho esta doente na vista e não se pode levar , você teria que falar com o veterinário pois ela esta em tratamento intenso por se tratar de um glaucoma na vista e existe um sério risco de virar câncer e ela ficar cega

Logo depois que Mercedes a cuidadora dos cães nos disse isso , mais eu desejava em querer cuidar e dar todo meu amor a esse cãozinho que havia nos escolhido e ao qual estava disposta a salvar sua vista , talvez por esse ímpeto de terem salvo a minha vida três vezes em meus transplantes , talvez porque dentro de mim já sabia que Nina seria curada e que já fazia parte de nossa familia.

Depois de dar minha palavra e prometer ao veterinario que tudo que estivesse ao meu alcance para tratar e salvar a vista de Nina faria, e contado um pouco de minha história ele aceitou deixar levá-la e a partir daquele dia minha vida mudou muito , pois até então não tinha idéia do que era aprender a amar um ser vivo como Nina, ao revés eu era daquelas pessoas que via cão lavava a mão e tinha até medo e hoje é totalmente ao revés , é minha cura , minha alegria , me faz exercitar pois antes não caminhava como hoje além de ser minha grande companheira.

Lembro que a primeira noite logo quando estávamos em casa eu e meu filho dormimos no sofá da sala ao lado de Nina com medo de que a mesma necesitase algo e assim foi se criando um laço de amor incondicional entre nós e Nina .

Tornando-se parte de nossas vidas e família com rapidez e facilidade, os cachorros viram a alegria da casa em pouco tempo, e por meio da observação do comportamento destes animais na convivência diária com seus tutores, é possível identificar com cada vez mais clareza os sinais mais clássicos do amor canino e a positividade que eles nos transmitem .

Um estudo elaborado pela UFRPE, acaba de definir sete comportamentos específicos que podem ser reais indícios de carinho dos cães em relação aos seus donos ou outros seres humanos, conforme exposto a seguir.

Sempre ao seu lado
O animal fica sempre do lado de quem gosta, mesmo tendo a possibilidade de ficar em outros ambientes da cas’ ou com outras pessoas.

Esperando por você 
O cão que gosta de uma pessoa passa o dia todo a sua espera, podendo já se direcionar ao portão, porta ou quintal da casa ao saber que a hora do tutor chegar se aproxima.

A alegria é geral
O cachorro demonstra uma felicidade extrema ao encontrar o seu dono quando ele chega em casa. Comportamentos eufóricos que incluem correr, pular e balançar muito o rabo comumente ocorre na hora da chegada do tutor.

Mudança de humor
O cachorro tende a ficar mais animado e eufórico quando o seu dono está feliz e de bom humor; e se comporta de forma mais quieta, calma e sem ânimo quando o tutor parece abatido, triste ou cansado.

Despedida
O cão nunca deixa que você saia de casa sem se despedir, e te leva até a porta quando você vai embora, como quem se compromete a cuidar de tudo até que o dono volte.

Assim que dentre todas as experiencias e aprendizados que vivo com Nina desde o dia que ela entrou na familia , só tenho a agradecer ao meu filho por encorajarme a ter um cão , pois Nina hoje é um ser vivo em minha vida que sente e compreende como estou e quando necesito algo, e sabe quando estou alegre ou triste e me traz uma alegria e cura que jamais imaginaria em minha vida .

Se você tem alguma dúvida ou resistencia em ter um cão como eu tive e esperei tanto tempo , não espere , adote hoje mesmo um cãozinho pois é uma grande experiencia e aprendizado constante de amor ter um cão !

Antes eu não entendia aquele ditado que o cão é o melhor amigo do homem, mas só vivendo com um para compreender o porque . Assim que ter um animal de estimação , é uma das maiores pílulas de positividade , é amor puro e incondicional . Eu recomendo!

Gratidão a Nina por fazer parte da minha vida, por ser tão especial e me dar tanta alegria, amor , carinho , cura mesmo que seja muda eu a compreendo mais do que se ela latisse.

Um abraço forte em todos e que seguimos trabalhando nosso amor sempre , não só com nós mesmos para com os animais e todos os seres desse planeta.

Vamos que vamos ,

Claudia