Quando estamos apegados a algo ?


Parte da razão pela qual estamos apegados a algo é por medo de perder. 

Quanto tempo você acredita que investimos em coisas que são absolutamente inúteis ? 

Muito, chegando a ser 80% do nosso tempo e isso é muito ! Fomos educados assim e nos custa reflexionar bem as coisas antes de realizá-las . 

É uma energia desperdiçada que estamos dedicando a um objeto , a uma relação , a um vinculo a algo que mais cedo ou mais tarde não vai mais nos servir . Se trata de obter a máxima proporção entre esforço e benefício . 

Existem relações de casais em que um dos dois é muito dependente do outro,  por mas que estejam apegados a relação ofereça pouco amor demonstrado . 

Essa pessoa inverte 80% do seu tempo suportando uma relação as vezes de mal trato , tóxica ou abusiva para obter muito pouco beneficio. 

No mundo oriental os budistas chamariam isso de ignorancia , incluso engano a capacidade de pensar que as coisas não podem mudar e que estão ali para sempre .

Então quer dizer que nossa sociedade ocidental é ignorante por sermos apegados?

Em termos budistas , somos ignorantes sim  . As coisas mudam, se transformam e isso a sociedade oriental sabe muito bem . 

Nós temos muito claro este conceito mentalmente que nada é para sempre mas não temos incorporados automáticamente dentro de nós , em nossa alma e essência . 

Nos países orientais  te educam a lei da impermanência, de que as coisas se vão e muitas delas não são para sempre.

Devemos aprender a nos preparar para a perda de forma muito mais muito natural , mas sabemos que na prática nós ocidentais sofremos muito com a perda .

Em nossa sociedade fomos educados justo ao revés , de uma maneira que não  estejamos preparados para essas perdas de maneira natural .

Por mas que sabemos que elas existam tentamos não enfrenta – las porque sabemos que irá nos gerar muito sofrimento e  assim a evitamos . 

Muitos dos livros de crescimento pessoal dizem para que não nos rendamos , isso porque a base é a esperança que até certo ponto é ótimo e positivo. Já na cultura oriental é ao revés – a desesperança , é o aprender a perder !

O apego é um vinculo obsessivo com um objeto , idéia , pessoa que se fundamenta na permanência .

Por mais que te traz segurança e felicidade e dará sentido a sua vida pode não ser para sempre e isso ira depender dos dois envolvidos . 

Cuando você tem um apego a algo ou alguém , você não está preparado para a perda e não aceita o desprendimento, é difícil quando estamos apegados. 

Mas o que se perde cuando estamos apegados a algo ? 

O apego corrompe , isso te dirá qualquer psicólogo e Coach que seja profissional.  

Para mim que já vivenciei o apego na pele e como Coach sei que é o principal motivo de sofrimento da história da humanidade e falta de auto amor que pode existir ha nós mesmos .    

Quando o apego corrompe , você perde sua dignidade , seu respeito , amor proprio , seus valores mais essenciais . Também perde sua liberdade e não pode decidir como vai se mover . 

O apego faz perder sua tranquilidade , sua paz interna porque uma das características do apego é o medo de perder aquilo que tanto deseja . 

E não é a pessoa que você se relaciona – o vinculo é seu , interno e só você mesmo quem pode trabalhar isso com você mesmo e criar consciência. 

Se não cria consciência e não aprende por bem será por mal , pois a vida se encarregará de te mostrar . 

O padrão de dependência emocional se repetirá em cada pessoa que se envolver se não existir uma mudança interna . Por isso é tão importante se auto conhecer e estar sozinho para entender o desapego . 

 E finalmente quando estamos apegados faz perder também a alegria, pois sua mente está tão metida em invertir recursos e energia que perde a possibilidade de desfrutar muitas outras coisas .

Ou até mesmo com esse algo ou alguém mas de maneira sana , equilibrada e sem medo da perda , havendo uma entrega genuína e plena entre os dois  . 

Se falamos de dependencia emocional  , as pessoas tem a tendência de se colocar em alerta . A palavra apego, tem em nosso país uma conotação positiva.

Em nossa cultura o apego é algo a quem queremos , que te contempla , que te cuida ou te dá proteção . 

Mas como devemos manejar as necessidades vitais que todos temos para que não acabamos dependendo de elas ? 

Existem muitas formas . A primeira é entender que qualquer necessidade é potencialmente suscetível de se converter em um apego . Incluso necessidades primarias como comer e beber. 

Se você perceber que que esta caindo em essas necessidades de forma dependente e não pode controlar e te faz falta . Ou seja quando estamos realmente apegados !

Ou quando a necessidade se converte em algo imprescindível e não é capaz de dizer que se  tem a necessidade esta tudo be e se não a tem é um problema –  é uma dependência . 

A expressão “te necessito “ deveria ser substituida por “te prefiro “. Cuando você tem uma necessidade você não escolhe , o que escolhe é seu impulso . E acaba por ficar de mal humor , irritado porque não esta esse objeto ou essa pessoa.

“Te necessito “ é que essa pessoa es imprescindível e que você se converte em um vazio e coloca a responsabilidade da sua felicidade em outra pessoa. 

Desejar algo significa estar apegado a isso ? 

Não necessariamente . O desejo é um prazer projetado no tempo e nos faz ser humanos . Cuando você é incapaz de renunciar ao desejo , esta em um apego !

São os desejos que afetam sua saude mental ou a sua saude física , Existe desejos que por sí só são perigosos como o sexo , a internet , a beleza , etc …

Existem outros que são tão perigosos e jamais pensamos que são malignos como a bondade em excesso . Se você se excede em ajudar aos demais , mas do que você é capaz de dar , se acaba se machucando e se auto destruindo . 

Falar com nossos desejos é simplesmente conectar nos com o canal do desejo que em um determinado momento esta te arrastando ao apego . 

Por isso é importante se auto conhecer e dar conta dos seus desejos e saber o limite deles para poder corta-los a ponto que se torne uma dependência . 

Cuando nos permitimos nos auto conhecer e meditar e focar em nosso “eu superior “acabamos criando consciência de nós mesmos que antes não enxergávamos .

Automaticamente acabamos transformando esse apego em uma relação saudável , equilibrada e de aprendizagem e amor mútuo e genuíno . 

Imagino que não existe quem não tenha apegos . Será que para não termos apego temos que ser um espirito rebelde ?

Ser desapegado é em certo modo ser um subversivo de ordem estabelecida . Ou seja é como se tivesse uma rebelião interior dentro de nós . 

As pessoas emocionalmente imaduras , tem baixa tolerancia a dor , não a suportam. Tem muita pouca tolerancia a frustração , se apavoram que as coisas não sejam como elas querem que sejam , acham que são os donos da razão ! 

Posso dizer que são pessoas que tem uma ilusão de permanencia , pensam que as coisas podem durar para sempre e é uma grande vulnerabilidade pensar que  não tenham o auto controle de certas situações e sobre si mesmos. 

Para existir o desapego muitas crises em relações ajudam e servem de espelho , uma grande terapia sin anestesia para que a pessoa crie consciência que ela pode ter uma relação com o outro equilibrada, saudável , em harmonia e de aceitação sem a dependencia e o medo do auto controle o tempo todo .

Quando estamos sozinhos nos damos conta de que o desapego pode ser algo a se convivir e que não é o fim do mundo como pensava antes , porque em esta fase de reflexão sozinho se dará conta de quem realmente você é , do seu auto amor e que já é uma laranja inteira , um ser único  , especial e completo enão necesita que uma meia laranja te complete  . 

As relações servem para juntos crescermos, aprendermos e evoluir na escola da vida um com o outro . 

Uma crise implica uma mudança de valores e faz com que as pessoas aprendam a desprender se de muitas coisas por mais que o caminho seja doloroso , é a única maneira dessa pessoa aprender. 

Nós temos o livre arbitrio de escolher o caminho mais fácil ou difícil . 

Então desapegar de algo o de alguém é assumir que a dor será inevitável ? 

Claro que sim  ! Uma pessoa mudará o sofrimento inútil por um sofrimento útil , que é a dor da perda assumida ! 

Só assim , através dessa transformação é que sabemos quando de verdade estamos apegado a algo . E agora já saberemos como sair dessa situação . 

Desejo a todos consciência de saber quando estamos apegados a algo afim de que sejamos felizes e plenos. 

Abraço carinhoso e vamos que vamos . 

Claudia